Parentalidade Positiva: Programa “MAIS FAMÍLIA, MAIS JOVEM”

Parentalidade Positiva: Programa “MAIS FAMÍLIA, MAIS JOVEM”

posted in: Notícias | 0

No sentido de promover competências parentais e melhorar a qualidade do ambiente familiar das famílias, o Contrato Local de Desenvolvimento Social 3.ª geração (CLDS 3G) Sol Nascente e o Núcleo Local de Inserção de Ribeira de Pena levaram a cabo a implementação do programa: “ MAIS FAMÍLIA, MAIS JOVEM”, da autoria da professora doutora Filomena Gaspar. 

O Programa de Parentalidade Positiva “Mais Família, Mais Jovem” édestinado a pais e/ou educadores de pré-adolescentes e adolescentes (dos 10 aos 18 anos de idade). Esta jornada, teve o envolvimento de dois grupos de pais, um grupo em Cerva e outro em Salvador. Contou, com 11 sessões com periocidade semanal, em particular, às terças e quartas respetivamente. 

Cada sessão teve uma duração aproximada de 2 horas, em que foram abordadas temáticas e princípios fundamentais que caracterizam a fase de desenvolvimento da adolescência (e.g. comunicação entre pais e filhos; regras e limites; contratos de comportamento; consequências (lógicas e naturais) para o comportmento indesejável; motivação escolar/acompanahemnto ao estudo; Elogios e mesnsagens eu; autoestima e autoconfiança…). Desta forma, o intuito do programa passou por promover a aprendizagem de algumas estratégias psicopedágicas para lidar com o comportamento dos adolescentes e no mesmo sentido trabalhar para as famílias restabelecerem a autoridade e o afeto no seio das relações familiares. 

De acordo com a avaliação realizada, percebemos que a grande maioria dos pais considerou o programa muito útil para a dinâmica familiar, estando mais preparados para lidar com os desafios resultantes desta fase de desenvolvimento. De entre os tópicos de trabalho, os pais apontaram a comunicação, os contratos de comportamento e a existência de regras e limites no seio familiar como os pontos preferenciais do programa. Ambos os grupos, mostraram satisfação face à partilha de experiencias pelos participantes. 
Na última sessão, realizamos um lanche convívio de finalização oferecido pela Camara Municipal de Ribeira de Pena, onde confraternizaram e onde foram entregues certificados de participação no programa aos pais.

Cumpre-nos agradecer a todos os que contribuíram para a realização deste projeto, particularmente à ADRIPÒIO, ao Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena e à Câmara Municipal de Ribeira, aos adolescentes e prinicipalmente aos grupos de pais que se mostraram incansáveis e tão bem deram sentido ao mesmo. Muito Obrigada a todos!

Leave a Reply